13.4.07

Tecnologias Assistivas






O objetivo da Tecnologia Assistiva é:
"Proporcionar à pessoa portadora de deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade."... "Podem variar de um par de óculos ou uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado”. (http://www.clik.com.br/ta_01.html)).
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo (LEVY, 1999). Essa constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos as pessoas com deficiência. Nesses casos, as TICs podem ser utilizadas como Tecnologias Assistivas. Essa constatação é ainda mais evidente quando nos referimos as pessoas com necessidades especiais. Deste modo as TICs podem ser utilizadas ou como Tecnologia Assistiva, ou através de Tecnologias Assistivas. Utilizamos as TICs como Tecnologia Assistiva quando o próprio computador é a ajuda técnica para atingir um determinado objetivo. Por exemplo, o computador utilizado como caderno eletrônico, para o indivíduo que não consegue escrever no caderno comum de papel. Por outro lado, as TICs são utilizadas através de Tecnologias Assistivas, quando o objetivo final desejado é a utilização do próprio computador, para o que são necessárias determinadas ajudas técnicas que permitam ou facilitem esta tarefa. As dificuldades de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem têm encontrado uma ajuda eficaz na utilização das TICs como ferramenta ou ambiente de aprendizagem. Diferentes pesquisas têm demonstrado a importância dessas tecnologias no processo de construção dos conhecimentos desses alunos (NIEE/UFRGS, NIED/UNICAMP, CRPD/OSID e outras).
"A importância que assumem essas tecnologias no âmbito da Educação Especial já vem sendo destacada como a parte da educação que mais está e estará sendo afetada pelos avanços e aplicações que vêm ocorrendo nessa área para atender necessidades específicas, face às limitações de pessoas no âmbito mental, físico-sensorial e motora com repercussão nas dimensões sócio-afetivas." (SANTAROSA, 1997).

4.4.07

PA na Escola

Semana passada começamos a montagem do wiki da Prática Escolar. A turma esta dividida em dois grupos, O grupo Água coordenado pelo José Roig, e o Grupo Energia Elétrica coordenado por mim, cada grupo composto por cinco alunos. Logo na segunda-feira organizamos as certezas provisórias e dúvidas de cada grupo, montamos os mapas conceituais, mas que ainda não foi postado, o programa cmap não esta intalado nos micros novos do NTE. Problemas a parte...após a organização destes resultados demos inicio a pesquisa na internet. Encontrei como forma de dar início as certezas provisórias pedindo aos alunos que desenhassem sobre o que pensavam sobre energia elétrica. Isto por que alguns alunos são mais tímidos, e se mostravam mais à-vontade desenhando, somente depois do desenho já feito pedia a cada aluno mostrar seu desenho fazendo um pequeno comentário a respeito do que foi desenhado. Esta atividade serviu para que todos ficassem mais à-vontades para troca de idéias e sugestões. Aqui mostro um destes desenhos, feito por Elizara e Deise, feito em conjunto pois Deise tem baixa visão, não consegue visualiar a barra de ferramentas do Paint. Após esta etapa, foi feita uma busca na internet auxiliada pela professora parceira Jane Degani, apesar destes alunos estarem na 2ªsérie, a grande maioria não esta completamente alfabetizado, e muito do material encontrado na net apresenta termos técnicos, que é preciso ser explicado(por mim e pela prof. Jane) de uma outra forma para os alunos possam compreender. gostaria de ter feito esta postagem semana passada, mas não tenho net em casa, na escola devido ao feriado prolongado não consegui postar antes. Esta semana vamos continuar a prática, embora a já tenhamos 14horas de prática com os alunos. Também tive mais algumas idéias para aplicar com os alunos, conversei com meu colega Roig e ele concordou, agora só falta conversar com a prof. Jane, se ela concordar aplicamos ainda esta semana. Na proxíma postagem comento sobre as idéias que me ocorreram.