23.6.06

Mapa Conceitual Atividade Inicial Grupo 11

Nem tudo acontece da forma como gostariamos!

Semana bem complicada esta, pessoal!
Foram tantas informações...e ao mesmo tantas dúvidas. Minhas emoções variavam muito, em alguns momentos me sentia confiante, em outros totalmente perdida. Mas pude perceber que estas emções eram compartilhadas por meus colegas. E isto que o curso esta apenas começando!!
Na quinta-feira foi o dia mais complicado, tudo que organizei com minha colega do grupo de P.A, nada deu certo!! O tempo era curto, o micro no qual estavamos trabalhando não tinha o programa do cmaps tools, quando então ele foi instalado, e o nosso mapa conceitual estava feito...não foi possível salva-lo, além de todo o processo para incerir o provedor da UFGRS, caiu a coneção...ai,ai,ai!! Quase arranquei meus cabelos!! Hoje estou tentando baixar o programa para então refazer o mapa conceitual, espero conseguir!!
Depois tanta confusão...Agradeço de coração a ajuda da Alessandra e do Dario na quinta-feira...vocês tentaram de todas as maneiras salvar meu mapa...mas não foi possível! Brigadão pela ajuda!!!
Caros colegas desejo a todos uma boa sorte com suas atividades durante o curso, e mesmo que as coisas não ocorram da forma que se planeja...não percam a cabeça, e só respirar fundo e mergulhar novamente. Sempre encontramos um novo caminho.
Abraço a todos

21.6.06

Síntese das Atividades realizadas

Colegas, hoje pela manhã desenvolvemos diversas atividades relativas ao PA.
Primeiro ocorreu um espaço destinado aos depoimentos dos cursistas sobre experiências passadas, sobre o ato de aprender, enquanto alunos.
Constatamos pontos em comum, que mostravam uma escola tradicional e conservadora, onde o conhecimento era retido e distribuído pelo professor, sem a interação ampla. Era mais perguntas e respostas.
Logo após, foi feita a leitura de um interessante texto de Rubem Alves, intitulado "As Mãos Perguntam, a Cabeça Pensa", que chamava a atenção do leitor sobre a questão dos laboratórios de informática, que impresssiona aos pais, mas que não dinamiza o processo de aprendizagem por si só.
Depois foram distribuídos em grupos parar análise e discussão sobre Questões desafiadoras em relação a educação, projetos de aprendizagem e o uso da tecnologia.
Em resumo: nosso grupo 6 considerou todas as atividades muito proveitosas, instigantes, desafiadoras, permitindo a reflexão individual e ao próprio grupo, devido a interação de todos os integrantes do mesmo, que manifestaram diferentes pontos de vista, buscando o consenso.
Gostariamos de registrar a importância da participação de cada integrante do grupo 6, na ressignificação das idéias e expectativas atuais e futuras em relação ao desenvolvimento do prórpio curso de especialização.
Temos dito, e aceitamos opiniões diversas para ampliar o debate.
Abraços, José Roig, Rosangela Silva e Janaína Martins/Rio Grande e Vera Laura/Santa Maria.

20.6.06

Novo Começo, um Novo Caminho!



Uma nova fase começa agora. Um novo caminho cheio de dúvidas e incertezas, uma longa caminhada acaba de iniciar. Espero que no decorrer deste caminho eu possa colher doces frutos, que durem a vida inteira!
Abraços a todos os colegas do curso